Quantcast
Channel: The Classic Black
Viewing all articles
Browse latest Browse all 335

Morando sozinha(o)

$
0
0

Desde criança, meu sonho sempre foi morar sozinha em São Paulo. A "capital" do país cheia de diversidade e novidades me encantou até 2010, quando viaje para lá pela primeira vez - sim, queria morar num lugar que eu nem conhecia - e me decepcionei: paredes pichadas e pouco verde. Passando isso, adiei esse sonho, mas sei que muita gente tem essa vontade e um dos principais fatores que levam, hoje, os jovens a morarem sozinhos é devido ao estudo. 
Pensando nisso, resolvi entrevistar quatro amigas que viveram ou ainda vivem isso. As histórias são diferentes e para cada uma delas eu fiz perguntas diferentes para sanar as dúvidas que me foram pedidas quando disse em alguns grupos do Facebook que iria fazer um post sobre isso.

Amanda - 18 anos - morou em Santa Maria por meio ano fazendo cursinho pré vestibular e dividia o apê com outra menina.

Amanda, você quando se mudou decidiu dividir apartamento com outra menina, como foi a experiência? Indica isso? 
Foi algo super novo. Posso dizer que há os prós e os contras: Vai desde aprender a conviver com uma pessoa que tem costumes diferentes dos seus, até encontrar nela uma boa cia pra dividir um apartamento. A experiência foi boa, dividíamos os espaços, os mantimentos, a limpeza, etc... É claro que, às vezes há confronto de opiniões, mas temos que saber lidar com isso. Indico sim, já que é uma pessoa que vai passar pelas mesmas dificuldades de morar fora, de se habituar, se adaptar. Ou seja, é alguém que vai entender teus momentos ruins ou bons(ou ao menos deverá entender). Pra quem vai estudar fora, é a melhor opção. Melhor do que morar sozinho.

Quais os pontos que você levou em consideração (e acha que as pessoas devem levar) na hora de escolher onde morar? Localização, valor, local seguro?
Então, depende da cidade. Como em Santa Maria não se usa tanto o transporte de ônibus como em Porto Alegre, por exemplo, nós procuramos ficar o mais próximo possível do nosso cursinho. Assim, conseguíamos nos organizar mais facilmente com horário, intervalos para refeições, etc. É claro que qualquer pessoa que se muda para uma cidade maior e diferente, vai averiguar antes a segurança, e acho que isso foi decisivo na nossa escolhatambém. Optamos por um lugar cheio de chaves e, dentro do condomínio, o nosso prédio era o mais distante da rua! Hehe. Valores sempre contam, com certeza. Afinal, vida de estudante não chega nem perto de luxo não!


Carla - 18 anos - divide o apartamento com o irmão (se dão super bem) há um mês em Passo Fundo e estuda Arquitetura e Urbanismo na IMED.

Carla, faz pouco tempo que você se mudou. Como foi essa decisão? Foi difícil convencer seus pais? Se não, o que você acha que alguém que tem essa dificuldade poderia fazer? Se sim, o que você fez/falou?
Faz pouquíssimo tempo, nem um mês que me mudei. Na verdade não foi uma decisão difícil, porque eu morava em uma cidade do interior muito pequena, então, para estudar eu teria que me mudar. Meus pais sempre me incentivaram bastante com os estudos, então, eu sair de casa e ir morar longe deles não foi preciso convence-los, afinal, só me mudando de cidade para eu conseguir faculdade. Acho que quem tem essa dificuldade, tem que conversar, conversar e conversar hehe é algo que tu tem que por na cabeça dos seus pais que vai ser bom pra ti.

Como funciona ai a limpeza é toda por sua conta? Como são as tarefas domésticas? Você está se virando bem ou tendo que fazer muita coisa que nem fazia antes?
Sim, a limpeza é por minha conta  haha eu estudo de manha, chego da faculdade, almoço se estiver com fome, e então limpo o apto, e depois estudo, fico na net.... Estou me virando bem, porque são coisas que eu já fazia na casa da minha mãe, então, nada fora do normal. E estou adorando essa Nova Etapa na minha vida hehe




Gabriella - 22 anos - mudou-se para cursar Direito em Cuiabá há cinco anos atrás. 

Você já mora sozinha a um bom tempo né? Quais são as vantagens e desvantagens?
Sim, a 5 anos. A maior vantagem é a liberdade, sair quando quiser, a hora que quiser, voltar quando quiser, não ter que dar satisfação para ninguém. A desvantagem é a solidão e os serviços domésticos todas para você hahaha..

Uma das coisas mais temidas de quem vai morar sozinha(o) é como se virar na cozinha, como você lidou com isso?
Sobre me virar na cozinha não tive problema, porque eu gosto de cozinhar, o problema é que cozinhar só para mim é chato, fora que não tem ninguém para lavar a louça! 


Lay Karrú (blogueira do Porte Feminino) - 18 anos - mora com os tios em Mato Grosso do Sul onde cursa Jornalismo na federal. 

Lay, você mora com seus tios né? Como é a relação com eles? Quais as tuas tarefas na casa?
A relação é tranquila, mas depende muito dos tios e do relacionamento que você tem com eles. Tem que aceitar o fato de que são próximos o suficiente para opinar na sua vida e distantes para ficar fazendo favores pra você, coisas que só os seus pais fariam. No meu caso, meus pais ajudavam com uma quantia para que eu morasse com eles, e eu tinha um quarto só pra mim, o que acho essencial. Se você ainda é nova, é preciso separar os limites, tipo, até que ponto eles podem interferir na sua vida, eu respeitava meus tios, mas na hora de deixar ou não fazer alguma coisa, quem dava as ordens eram os meus pais! É legal quando você tem afinidades com eles antes de ir morar, senão dá na mesma que ir morar com um estranho. É preciso ajudar na casa, acho que essas e outras coisas importantes devem ser estabelecidas antes de ir morar junto. no que vai ajudar, que regras vai ter que cumprir, qual o horário de chegar em casa, esse tipo de coisas, para não dar confusão depois.

Por que escolheu morar com pessoas da família, achou vantajoso (cite algumas vantagens), econômico ou mais comodo?
Bom, primeiramente pela oportunidade, eu me mudei de uma hora pra outra e a melhor opção seria morar com os tios. A vantagem é a afinidade, já saber mais ou menos como a família é, quando os pais vão visitar podem ficar na casa sem problemas, esse tipo de coisa. Econômico é a partir do momento em que você divide as despesas, o que pode acontecer em qualquer caso. Com tios o que pode acontecer é que eles podem deixar passar algumas coisas, não vão ficar cobrando os centavos e vice-versa. E com certeza a comodidade é maior.


Deu pra perceber que é super legal morar sozinha(o) né? Mas que existem vários favores que devem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão! Claro que nada vai substituir o aconchego da nossa casa e  a companhia da nossa família, mas a independência e o aprendizado que você vai adquirir serão únicos! Comentem. Beijos. 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 335